Com a chegada da pandemia do novo coronavírus tivemos que desenvolver novas estratégias on-line para garantir a adaptação de diversas atividades da nossa rotina, como trabalho, compras, estudos. E as crianças, claro, não ficaram fora dessa: a escola e o ensino passaram a ser on-line. 

Assim, atividades como o desenho, que já tinham versões virtuais baseadas em softwares e jogos online, passaram a ser importantes para o desenvolvimento de atividades para a infância.

As crianças se expressam através da ludicidade e o desenho é uma das brincadeiras mais características da infância. Hoje, com o crescimento da inclusão digital e o avanço da tecnologia, desenhar pela internet pode ser uma nova modalidade de diversão e uma oportunidade de desenvolvimento para os pequenos, desde que seja algo mediado de forma saudável e com todo o cuidado necessário quando falamos em ambientes virtuais.

Como desenhar ajuda no desenvolvimento da criança?

Toda criança desenha: é por meio do desenho que ela irá desenvolver sua capacidade de atenção e concentração, aprenderá a construir pensamentos, a aprimorar a coordenação motora fina, a noção de espaço, criatividade, e, inclusive, a expressão de sentimentos que muitas vezes não conseguem ser comunicados com facilidade pela fala.

Como desenhar ajuda no desenvolvimento da criança

Fonte/Reprodução: original

Desenhos para colorir pela internet: quais os benefícios para as crianças

Todos os benefícios já citados se referem ao ato de desenhar no papel, e também valem para crianças que desenham pela internet. A diferença é que elas desenvolvem suas habilidades com a tecnologia, interagindo com outras crianças em desenhos para pintar em jogos para colorir, e adquirindo habilidades no uso de ferramentas tecnológicas e da lógica.

Os desenhos e pinturas on-line também são um grande aliado na educação inclusiva, pois traz consigo diversas possibilidades de adaptação para pessoas com deficiência, como: sons, comandos por voz, linguagem de sinais e outros.

Desenhos pela internet para crianças: mais indicados

Os desenhos mais indicados dependem da fase de desenvolvimento da criança: para os menores podem ser oferecidos desenhos com sons, que introduzem cores, auxiliam nos primeiros passos da alfabetização e trazem a possibilidade de levantar assuntos ligados a essa fase de evolução pela família, sempre buscando aliar uma atividade prazerosa ao progresso integral dos pequenos. 

Para os maiores podem ser oferecidos desenhos livres, inspirados em assuntos de interesse da faixa etária. Também é possível inovar, sugerindo uma chamada de vídeo para desenhar com os amigos, desenhos com jogos de raciocínio lógico, e aqueles que se relacionem com ciências, língua portuguesa, matemática e outras disciplinas de interesse para alunos do ensino fundamental e médio. Sempre buscando aliar a atividade ao desenvolvimento intelectual da criança.

Finalização

Seja qual for o objetivo para o, qual é direcionada, a tecnologia acaba criando perspectivas sobre a mesma atividade e com o desenho, não é diferente. Auxiliando na elaboração de uma rotina mais prática e descomplicada, aproximando pessoas, e incluindo outras, o desenho em ambiente virtual é um grande aliado em nossas vidas e na das crianças de todas as idades.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *