Como desenhar ajuda na educação infantil?

0

Toda criança adora rabiscar, esses vestígios começam desde os 18 meses. Essa ação ajuda diretamente no desenvolvimento da criança, ajudando-a a expressar o mundo segundo seus olhos, a refletir sobre a realidade que a cerca, e a expandir sua imaginação e sensibilidade. Para entender detalhadamente como desenhar ajuda na educação da criança continue lendo esse artigo.

O desenho na educação infantil e o aprendizado sobre o mundo

Entre 4 e 7 anos a criança desperta para associação do mundo exterior em seus desenhos, as formas começam a ser mais definidas e possuir ainda mais significado e reflexão. Geralmente a criança possui esse estímulo como um instinto, sem a necessidade de algum conhecimento prévio, isso acontece de forma natural, e crescente à medida que vai se desenvolvendo. 

O desenho infantil e o significado das cores e proporções no aprendizado

A proporção tem uma relação interessante com o lado emocional da criança, tendo em vista que ela não vai desenhar como é na realidade, e sim como ela vivencia e sente. 

O desenho infantil e o significado das cores e proporções no aprendizado
Fonte/Reprodução: original

Deixar que a criança desenhe livremente nas proporções que ela deseja é necessário para compreender sua visão de mundo, e deixá-la se expressar da melhor forma.

Já as cores começam a ter relação com a realidade, ainda levando em consideração a relação emocional com o objeto. O ensinamento das cores ajudam na representação visual do mundo, como entender que o azul é a cor do céu, as nuvens são brancas e a copa das árvores verdes. Além do mais, as cores vibrantes ajudam no desenvolvimento da função motora e cognitiva, como raciocínio, audição, visão, tato, entre outras habilidades.

Relação do desenho e aprendizado da escrita

Antes de entrar na escola a criança tem acesso à escrita, observando os pais e tentando fazer igual, começando a desenvolver o interesse. Porém, depois de entrar na escola a criança tem mais acesso ao desenho que se torna uma espécie de concorrente agregador de valor. O ato de desenhar e rabiscar ajuda a criança no desenvolvimento da coordenação motora, que por consequência ajuda a começar a escrever as primeiras letras.

Traços, bolas e curvas, são desenhos que permitem que no futuro essa criança possa escrever com mais facilidade. Após aprender a leitura, algumas crianças acabam deixando de lado os desenhos, porém, é necessário deixar que cada uma escolha as atividades que mais gosta de fazer.

Como incentivar o desenho infantil das crianças? 

Existem várias formas de incentivar a criança a desenhar, confira algumas abaixo.

  • Ofereça vários tipos de materiais de colorir, assim a criança ficará mais feliz e interessada.
  • Não obrigue a desenhar, esse ato pode gerar uma emoção negativa relacionada ao desenho, e trazer um bloqueio.
  • Não repreenda ou apresente erros, a intenção é que seja uma atividade despreocupada.
  • Deixe-a livre para desenhar o que quiser.
  • Elogie sempre o desenho.
  • Peça uma explicação sobre o desenho, isso vai ajudar a entender e incentivar a reflexão.
  • Oferece novas formas de pintar e desenhar, como o paint online no notebook. Ferramentas ligadas à tecnologia costumam acender o interesse nos pequenos.

 Seguindo essas orientações você verá rapidamente um grande avanço nos desenhos. 

Não esqueça que a pintura também é uma atividade complementar ao desenho, e incentivar essa e outras atividades como a modelagem, são verdadeiros diamantes para a criatividade.

Por isso, não negligencie o desenvolvimento da arte na criança, pois, ela não trás apenas os benefícios aparentes, existem muito mais vantagens profundas. Toda criança é uma artista, a diferença é que alguns continuam a se expressar, outros não. Continue instruindo e incentivando o amadurecimento saudável.

Leave A Reply

Your email address will not be published.