O que é o desenho livre e seu poder no aprendizado?

2

O desenho livre ou desenho à mão livre é feito sem correções, modificações e esboços. Isso significa que o desenho é feito no ato utilizando apenas lápis ou outra ferramenta.

É bastante comum vermos as famosas caricaturas feitas dessa maneira por artistas de rua. Essas caricaturas são totalmente feitas à mão livre para quem se interessa pelo trabalho do artista. O desenho é feito no ato sem nenhum trabalho prévio ou esboço.

Neste artigo, você vai descobrir o que é o desenho livre, saber como identificá-los pelas suas características e o poder que ele tem no aprendizado. Continue lendo!

O que é o desenho livre?

O desenho livre ou à mão livre não é feito sem esboço, correções ou modificações. Ele é criado no ato e adotado por muitos artistas de rua que costumam fazer caricaturas, por exemplo. 

O que é o desenho livre?
Um desenho livre do mar. Fonte/Reprodução: original.

Nesse caso, o artista oferece seu trabalho ou expõe para quando surgir um interessado, fazer um desenho dando ênfase às suas características mais aparentes. Esse desenho é feito no ato sem qualquer tipo de esboço ou modificação. 

Isso significa que diferente da ilustração que requer um esboço, o desenho livre é feito no ato com caneta, lápis ou qualquer outra ferramenta.

Características do desenho livre?

Sua principal característica que o desenho livre é feito no ato, ou seja, ele é imediato. O artista vai observar um objeto ou pessoa e as ideias que passarem por sua mente são levadas para o papel. 

Qual o poder do desenho livre na educação infantil?

O desenho livre tem um papel fundamental na educação infantil. No âmbito educacional, ele se torna mais que uma atividade divertida, tornando-se um ato que vai auxiliar no desenvolvimento motor, cognitivo e até mesmo emocional da criança. Além disso, essa atividade também consegue desenvolver o conhecimento sobre as cores.

Quando a criança não tem capacidade para expressar seus sentimentos verbalizando-os, ela pode fazer isso através dos desenhos. Desse modo, a criança passa a trabalhar a comunicação verbal, imaginação e conhecimento das coisas. 

Conforme a criança vai crescendo, ela vai desenvolvendo sua coordenação motora e suas habilidades cognitivas por meio do desenho livre. Esse é apenas o começo do processo de aprendizado da escrita. Por isso, o desenho possui um papel crucial para o desenvolvimento da alfabetização da criança, tendo em vista que o mesmo vai ajudá-la durante maior parte desse processo.

Como incentivar o desenho livre em casa? 

É muito importante incentivar a criança por meio dos desenhos. Isso é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo delas, além do senso de imaginação e observação que também são cruciais para o aprendizado.

Dar valor aos desenhos é fundamental, visto que ela faz parte da evolução para o processo de alfabetização. Além disso, não se deve fazer imposição com o desenho. Não importa se são apenas rabiscos e círculos, afinal, fazer isso pode acabar afetando futuras habilidades que a criança poderia desenvolver. 

O incentivo com diversas formas de desenho utilizando ferramentas variadas é ideal nesse processo de desenvolvimento. A utilização vai muito além do lápis de cor e giz de cera, como tinta e até mesmo o computador ou tablet utilizando o Paint Online, por exemplo.

São métodos que vão fazer com que a criança se desenvolva cada vez melhor, pode começar a ler e escrever mais cedo que o comum.

2 Comments
  1. Mychel says

    Csa como sol

  2. […] bom ressaltar para que você pratique desenhos de edifícios simples regularmente e experimente diferentes técnicas e estilos, a fim de se […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.