Paint Online: Qual a diferença do desenho com ícones do Lápis para o do Pincel?

4

Pincel e Lápis são duas das principais ferramentas dos artistas que queiram praticar a terceira arte digitalmente. 

E em um mundo cada vez mais prático, digitalizado e virtualizado é mister entender como funcionam as ferramentas deste universo, e Lápis e Pincel são duas ferramentas parecidas demais para despertar em olhos leigos uma idéia de que são na verdade a mesma coisa, talvez com um demérito do Lápis visto como um utensílio arcaico e rústico. 

Longe de ser verdade, iremos aqui entender como funcionam ambas, suas diferenças e suas semelhanças e aspectos em que uma deve ser usada em lugar da outra. 

Lápis e Pincel: O que são esses ícones de pintura virtual

Vejamos abaixo os ícones tradicionais das duas ferramentas:

Ferramentas Paint online
Fonte/Reprodução: original

Ambos os ícones são representados justamente pelos objetos que levam seu nome. Um Lápis e um Pincel localizados bem próximos um do outro. 

Ferramentas Paint
Fonte/Reprodução: original

Ao selecionar cada ferramenta as semelhanças novamente são grandes, porém basta um olhar atento para perceber que o Lápis dá uma impressão de ser mais preciso e pontual do que o Pincel.

Quais benefícios para desenvolvimento de utilizar Lápis ou Pincel em desenhos virtuais?

Pincel e Lápis são ferramentas de uso criativo. Justamente por não produzir traços de forma pré definida e sim estar completamente à mercê de ser utilizado pelo artista do modo como ele achar melhor.

Certamente para desenhos virtuais sua importância é ímpar e também ajuda em casos de montagens e outras funcionalidades que não sejam tão autorais como um desenho. Porém no caso destes é de fato as ferramentas mais essenciais e importantes.

Quais as diferenças entre o Lápis e o Pincel para o desenho virtual?

Falamos o suficiente de sua importância e semelhança, agora vejamos suas diferenças mais claras. Sendo ambas ferramentas de mãos livres, enquanto o Lápis é uma ferramenta mais rústica e que na mão de um leigo produz traços um tanto mais toscos e grosseiros, o Pincel é uma ferramenta particularmente mais bonita, com traços mais suavizados e arredondados. 

Seus nomes, porém, não são por acaso. Pense em um Pincel, capaz de produzir traços mais curvos e traços mais vivos sem tanto esforço, porém ele peca na sua precisão que vem às custas de muito treino. O Lápis em contrapartida sendo mais reto e duro é mais preciso. Para desenhos onde é necessário pontuar pixel por pixel sem erro e com precisão o Lápis é muito mais útil que o Pincel e seu traço muito mais caprichoso com os detalhes. 

Paint Online: Quais as funcionalidades do ícone Lápis e Pincel?  

Ambos Lápis e Pincel servem para produzir traços livres e mais criativos, porém enquanto o Pincel tem sua personalidade em desenhos maiores e grandes que pareçam mais amistosos de olhar, o Lápis serve para corrigir pontuais defeitos menores ou mesmo para dar precisão a traços mais pequenos e pixelados, como uma espécie de acabamento.

Nada impede também, claro, um desenho de proporções maiores com o Lápis, porém este =

pode ser um desafio realmente maior do que com o Pincel. Bom, esta foi uma breve introdução sobre essas duas ferramentas tão usadas nos desenhos digitais e pelos artistas que migram aos poucos a este universo virtual.

É importante que hoje os meios de produzir arte sejam democratizados ao máximo e dê voz a quem muitas vezes tem uma arte dentro de si, esperando um canal para fazê-la ouvir seja com um Lápis ou um Pincel tradicionais, ou com ferramentas digitais. 

4 Comments
  1. […] falarmos sobre as cores é preciso voltar lá para as aulinhas de arte do primeiro período! Existem as cores primárias e secundárias, você lembra […]

  2. […] desenhar um macaco no paint online, você pode utilizar o pincel de desenho com uma ponta média ou larga. Essas opções permitem que você crie linhas mais suaves e […]

  3. […] desenhar uma zebra no Paint online, utilize a ferramenta de lápis ou pincel para traçar as linhas do corpo e das listras. Preencha com cores apropriadas usando a […]

  4. […] para não apagar mais do que se espera. Outra dica, caso não queira usar a borracha, é usar o próprio pincel selecionado com a cor branca (se esse for o seu fundo) caso goste mais a espessura […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.